Economia & Energia
Ano IX -No 53:
Dezembro
2005 - Janeiro 2006
ISSN 1518-2932

No 53 setae.gif (977 bytes) English Version   
 

BUSCA

CORREIO

DADOS ECONÔMICOS

DOWNLOAD

OUTROS NÚMEROS

e&e No 53

Apoio:

 

 

Página Principal

Editorial:

e&e : a Organização e a Revista

A Organização e&e:

A Organização Economia e Energia e&e é reconhecida como OSCIP

Projeto:

Produtividade de Capital: A Organização e&e e o Ministério da Ciência e Tecnologia Assinam Termo de Parceria

Notícia:

Conclusão da Fabricação e Montagem dos Internos e do Vaso de Pressão do Reator do LABGENE .     


e&e por autor
e&e por assunto

http://ecen.com
Vínculos e&e

guestbook

Veja também nosso suplemento literário

http://ecen.com/
jornalego

 

 

 

 Editorial:

: a Organização e a Revista

 A Organização e&e:

   A Organização Economia e Energia e&e é reconhecida como OSCIP

Em 4 de Novembro de 2005, o Ministério da Justiça concedeu à Organização Social Economia e Energia – e&e, a qualificação de OSCIP - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público. Trata-se do reconhecimento, pelo Governo Federal, da qualificação da organização nos termos da Lei 9.790 de 23 de março de 1999. Essa alteração não modificou, no conteúdo, as finalidades e objetivos da Organização, mas abriu a perspectiva de celebração com órgãos governamentais de termos de parceria e de que empresas particulares recebam incentivos por doações à e&e.

 Notícia:

   Conclusão da Fabricação e Montagem dos Internos e do Vaso de Pressão do 
    Reator do LABGENE
.                                          Leonam dos Santos Guimarães

O Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP) concluiu com sucesso em 2005 a montagem final do conjunto Vaso de Pressão e Internos do Reator do Laboratório de Geração de Energia Núcleo-Elétrica (LABGENE). Este conjunto, juntamente com os elementos combustíveis e os mecanismos de acionamento de barras de controle, compõem um Reator Nuclear tipo PWR completo.

 Projeto:

   Produtividade de Capital: A Organização e&e e o Ministério da Ciência e
    Tecnologia Assinam Termo de Parceria

Em dezembro de 2005 a Organização Economia e Energia - e&e e o Ministério de Ciência e Tecnologia MCT assinaram termo de parceria cujo objetivo é estabelecer as bases para um programa de produtividade de capital no Brasil. A Revista e&e será utilizada como meio de divulgação de resultados das ações realizadas nesta pareceria sobre um tema que é julgado de vital importância para o desenvolvimento do País.                                                         

Download

e&e No 53 completo em pdf para download e impressão


 

Editorial

e&e : a Organização e a Revista

O reconhecimento da Organização Economia e Energia e&e, mantenedora desta Revista, como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público -OSCIP é uma etapa importante para também para a Revista que também teve aprovada a concessão de apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq a sua edição.

A mudança não significa nenhuma quebra na linha editorial que, desde o primeiro número, procurou se caracterizar pela independência de opinião dos autores e a coerência com os princípios científicos básicos que constituem traço comum da formação dos membros da Organização e dos autores principais da Revista.

A Revista continua também aberta às contribuições externas pretendendo, inclusive, aumentar a proporção da participação deste tipo de contribuição.

Também ela continuará seu esforço de dar transparência aos estudos realizados pela Organização publicando seus resultados sempre que os contratos envolvidos o permitam. Tem sido, aliás, parte da política da Organização procurar induzir seus parceiros em estudos a incluir nos contratos a possibilidade de divulgação nesta Revista dos resultados alcançados, mantida a confidencialidade que o tratamento de assuntos, principalmente empresariais, exige.

A celebração de dois termos de parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia – MCT sobre Produtividade de Capital e Balanço de Carbono são exemplo dessa política.

Este número, talvez um pouco excessivamente dedicado aos assuntos da Organização e&e, dá início a esse processo no que se refere ao termo de parceria sobre Produtividade de Capital que prevê, inclusive a criação de um portal no endereço da Revista que estará disponível no endereço http://ecen.com/produtividade_de_capital  (já existe em caráter experimental).

Fora dos assuntos organizacionais, este número tem a satisfação de divulgar a conclusão de importante etapa na construção de um reator de pequeno porte pelo Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo - CTMSP. A construção deste tipo de reator foi, em vários países, relevante para aquisição de tecnologia própria no setor nuclear. É bom lembrar que neste setor de tecnologia sensível dispor de tecnologia própria é, muitas vezes, pré-condição para a compra de tecnologia externa.

 

Graphic Edition/Edição Gráfica:
MAK
Editoração Eletrônic
a

Revised/Revisado:
Monday, 05 March 2007
.

Contador de visitas