eee2p.gif (2459 bytes)

Economia & Energia
No 34: Setembro-Outubro 2002  
ISSN 1518-2932

No 34setae.gif (977 bytes) English Version    

BUSCA

CORREIO

DADOS ECONÔMICOS

DOWNLOAD

e&e ANTERIORES

e&e No 34

Página Principal

Álcool

Álcool  Revisitado

Avaliação  Preliminar do  Potencial de Produção de Etanol da Cana de Açúcar.

O Presidente da República condecora o ex-Ministro Camilo Penna com a mais alta condecoração

Nossa Utopia: O Crescimento Econômico em uma Sociedade Democrática e mais Justa ou Nova Utopia 1

Novo
e&e por autor
e&e por assunto

http://ecen.com
Vínculos e&e

eeerot.gif (49017 bytes)
Livro de Visitas

O Presidente da República condecora o ex-Ministro Camilo Penna com a mais alta condecoração

No dia 28 de Agosto de 2002 o Engenheiro João Camilo Penna recebeu a Ordem Nacional do Mérito, no seu mais alto grau, que é a mais alta condecoração que é possível dar a um brasileiro que se destacou e que prestou relevantes serviços à Pátria. Na ocasião

Na ocasião o Presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, pronunciou discurso em sua homenagem que transcrevemos a seguir. Economia e Energia e&e se associa a esta justíssima homenagem a esse grande brasileiro.

Discurso do presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, na cerimônia de condecoração do excelentíssimo senhor João Camilo Penna com a Ordem Nacional do Mérito - Palácio do Planalto

Senhores Ministros aqui presentes,
Senhores Ministros do Supremo Tribunal Federal,
Senhores Parlamentares,
Doutor João Camilo,
Dona Vera Prates Penna,

Doutor Camilo, para mim, é uma grande satisfação poder estar aqui, nesta tarde, fazendo o reconhecimento público, em nome do Governo e do povo do Brasil, dos serviços que Vossa Senhoria prestou ao Brasil, a Minas Gerais - quem presta serviços a Minas Gerais, presta serviços ao Brasil -, rememorar a sua carreira na Vale do Rio Doce, seus trabalhos contínuos nessa área.
O senhor acompanhou o que tem acontecido no Brasil. O Brasil mudou, mudou bastante. Mas, em todos os momentos do Brasil, nós precisamos da sua competência, da sua lucidez. E o senhor nunca se furtou a colaborar, como uma pessoa de alta competência, como um engenheiro reconhecido, com precisão e com as características mineiras do equilíbrio, da sensibilidade, da simplicidade. E esta mistura entre a sua formação, a sua competência profissional, o seu sentimento e o seu equilíbrio é uma mistura muito boa para todos nós, para todo o Brasil.
Os postos que foram ocupados pelo senhor em toda sua carreira, na CEMIG, na Vale do Rio Doce, em Itaipu, marcaram, realmente, uma presença extraordinária. Eu pude acompanhar - o quanto é possível para um Presidente acompanhar alguma coisa hoje em dia - sua ação e os seus conselhos, em vários momentos difíceis, desde Itaipu. Está aqui o Ministro Euclídes Scalco, que foi, por tantos anos, Presidente lá. O nosso Ministro também foi de Itaipu. E nós todos conhecemos o seu trabalho.
E mais: nos momentos de dificuldade que tivemos, aí, mais recentemente, na questão da crise de energia, fomos recorrer aos seus conselhos, à sua sabedoria. E o senhor não se furtou nem sequer a um trabalho mais delicado, que é de participar da Comissão de Ética no Serviço Público, que é uma Comissão que reputo de suma importância, porque é um esforço que estamos fazendo para remodelar os costumes políticos e os costumes administrativos no Brasil. Embora não se faça alarde disso, estamos realmente criando novos modos de procedimento. E essa Comissão teve - teve e tem - um papel muito importante, não em punir apenas, mas em prescrever modos de comportamento, em incentivar, em aconselhar, em dirimir dúvidas. Nós pedimos a cooperação de alguns brasileiros e brasileiras ilustres e a sua presença lá foi também marcante.
O fato de estarmos aqui, reunidos, tantos amigos seus (Ministros do Supremo, Ministros deste Governo, Engenheiros, Técnicos e Oficiais das nossas Forças Armadas) mostra o quanto a sua carreira foi uma carreira que se espraiou pelo Brasil.
Acho que seu exemplo precisa ser mostrado ao país. É por isso que é com uma imensa satisfação que lhe vou outorgar a Ordem Nacional do Mérito, no seu mais alto grau, que é a mais alta condecoração que é possível dar a um brasileiro que se destacou e que prestou relevantes serviços à Pátria.
Agradeço a sua vida, a sua ação e, de todo coração, me sinto muito feliz de poder outorgar-lhe essa comenda.
Muito obrigado.

Graphic Edition/Edição Gráfica:
MAK
Editoração Eletrônic
a

Revised/Revisado:
Thursday, 19 February 2004
.

Contador de visitas