Economia & Energia
Ano III - No 12 Março/Abril 1999
ollaoro.gif (978 bytes) Página Principal
ollaoro.gif (978 bytes)Matriz Energética e&e
ollaoro.gif (978 bytes)Otimismo em Tempos de Crise
ollaoro.gif (978 bytes)Análise Exergética da Agricultura
ollaoro.gif (978 bytes)Vínculos e&e
Acompanhamento Econômico:
ollaoro.gif (978 bytes)Reservas Internacionais do Brasil
ollaoro.gif (978 bytes)Dívida Pública Brasileira

Edição Gráfica:
MAK
Editoração Eletrônic
a
marcos@rio-point.com
Revisado:
Tuesday, 06 March 2007.

http://ecen.com

Matriz Energética Nacional

Matriz para 2010 com extensão para 2020

A Economia e Energia - e&e / ONG, Organização Não Governamental, pretende executar a projeção da matriz energética para o ano de 2010, com extensão para 2020. Esta resenha apresenta, resumidamente, a proposta e motivação do trabalho. A e&e pretende contar com parceiros a quem seriam fornecidos os instrumentos básicos que permitiriam trabalhar com diferentes cenários alternativos. A modalidade desta participação está descrita em documento a parte. Os resultados intermediários seriam divulgados pela revista bimensal na Internet Economy and Energy – e&e – Economia e Energia que há dois anos vem apresentando análises e projeções na área econômica e energética.

Acompanhamento de Dados Econômicos:

Reservas Internacionais
As reservas internacionais do Brasil estiveram nas manchetes da crise econômica brasileira. Os níveis de reservas praticados por países emergentes, na era da globalização, tem sido mantidos em um nível comparativamente e até em valor absoluto bastante superior ao dados países desenvolvidos. Eles constituíam, segundo se afirmava, um colchão de segurança contra ataques especulativos. Para manter estas reservas o Brasil pagou um preço que avaliamos superior a 100 bilhões de dólares já que foi para manter as reservas que praticamos juros altos. Os fatos demonstraram a limitada eficácia deste amortecedor quando para construí-lo se alimentou uma desproporcional dívida interna. Apresentamos dados sobre as reservas brasileiras e internacionais.

Dívida Pública Brasileira

Otimismo em Tempos de Crise
Genserico Encarnação Jr

Diante dos atuais quadros de crise mundial, nacional e estadual, uma dose de otimismo se faz oportuna. O objetivo é mostrar que o Espírito Santo tem potenciais que, se bem aproveitados, podem se constituir em bases de um novo ciclo do seu desenvolvimento econômico e social.

Análise Exegética de Sistemas de Produção Agrícola
Omar Campos Ferreira

Sistemas de produção, em geral, são classificáveis como sistemas termodinâmicos abertos. Os insumos são recursos naturais transformados pelas operações de produção em artigos para o uso humano. Do ponto de vista energético, um sistema de produção agrícola pode ser interpretado como de conversão da energia da radiação solar em energia de alimentos, com a intervenção de água e gás carbônico e de produtos semi-elaborados, como os combustíveis, os fertilizantes, os pesticidas, as sementes, etc.

VÍNCULOS e&e